A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), popularmente chamada de “novo RG”, já está disponível gratuitamente em todos os postos SAC da Bahia. A partir de segunda-feira (11), o serviço será expandido para 11 novos Pontos SAC no interior, totalizando 90 unidades da rede estadual, além das três carretas do SAC Móvel.
Agendamento obrigatório
Para solicitar a CIN, o atendimento é feito exclusivamente por agendamento, que pode ser realizado pelo aplicativo ou portal ba.gov.br ou pelos números de atendimento: (71) 4020-5353 (ligações de celular) e 0800 071 5353 (ligações de fixo).
A primeira via é gratuita e, como inovação, o documento utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para a emissão, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Em caso de certidão plastificada, é preciso levar uma cópia adicional.
Inclusão de dados e validade da CIN
A CIN permite a inclusão de outras informações, como:
- Documentos adicionais: CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
- Condições de saúde: Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências (auditiva, visual, física, intelectual).
- Informações adicionais: Tipo sanguíneo, fator RH e a condição de doador de órgãos.
- Nome social: A inclusão pode ser solicitada pelo próprio cidadão.
A CIN possui validade de acordo com a faixa etária:
- 0 a 12 anos incompletos: 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos: 10 anos;
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
A versão digital estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão e conta com um QR Code para autenticação. O RG antigo ainda é válido até 28 de fevereiro de 2032 e, portanto, não é necessário trocar o documento de imediato.