A Operação Descobrimento, realizada nesta terça-feira (26), resultou na prisão de nove suspeitos em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia. A ação foi coordenada pelas polícias Civil e Militar, que cumpriram 23 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão, com o objetivo de combater facções criminosas responsáveis por tráfico de drogas e homicídios na região.
Detalhes da operação
Mais de 300 agentes participaram da operação, que também contou com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Durante a ação, foram apreendidos celulares, drogas, armamento e veículos roubados, contribuindo para a obtenção de novas provas contra os alvos.
Entre os presos, destaca-se um homem de 29 anos, conhecido como Pacheco, apontado como suspeito nos assassinatos de dois jovens indígenas. As vítimas, Dênis Kauã, de 16 anos, e Tauã Passos Monteiro, de 26 anos, foram mortos em crimes ocorridos em julho e setembro de 2023, respectivamente. Tauã era filho da vereadora Indiara Ferreira dos Passos (PP).
Impacto na região
A operação buscou enfraquecer o domínio de facções criminosas na disputa por territórios, uma das principais causas do aumento de mortes violentas no extremo sul baiano.
“Tiramos de circulação um homem perigoso, além de armamento, veículos roubados e drogas. Foi uma operação marcante pela quantidade de recursos empregados”, destacou Luís Baqueiro Paraíso, comandante da região extremo sul.
Com ações contundentes como essa, as forças de segurança reforçam o compromisso de restaurar a ordem e diminuir os índices de violência no estado.