O republicano Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos, após conquistar mais de 270 delegados no colégio eleitoral, segundo projeções estatísticas elaboradas para diversos meios de comunicação. O resultado, declarado às 7h32 (horário de Brasília), confirma que Trump garantiu 276 delegados, superando o mínimo necessário para vencer a corrida presidencial.
Vitórias importantes nos estados da Geórgia e Pensilvânia foram decisivas para sua vitória. A apuração, que é realizada por cada estado e pode demorar semanas para ser finalizada, permite que projeções antecipem o vencedor. Com isso, Trump, que venceu a eleição de 2016, retorna à Casa Branca após quatro anos, consolidando sua liderança sobre a direita norte-americana.
O novo governo terá JD Vance como vice-presidente e planeja aprofundar cortes de impostos, reduzir a inflação e fortalecer a indústria americana. Em política externa e segurança, o governo promete políticas duras contra produtos chineses, fortalecer fronteiras e realizar uma grande operação de deportação de imigrantes.