O Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (30/09) o encerramento do contrato com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela administração do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro. A decisão foi motivada por dificuldades da organização em manter a plena capacidade operacional diante da alta demanda. 🚨
Motivos para a mudança
Relatórios da Sesab apontaram superlotação frequente, atrasos em cirurgias e falta de insumos e medicamentos, o que comprometeu a qualidade dos atendimentos. O HRDLEM conta com 152 leitos e mais de 900 funcionários, sendo referência em média e alta complexidade para o Extremo-Sul.
Nova gestora
A partir de 1º de novembro, a administração será assumida pelo Instituto Setes, segundo colocado no último certame. A transição ocorrerá ao longo de outubro, acompanhada por uma comissão técnica para garantir a continuidade dos serviços.
O que muda para a população?
A nova gestão terá como prioridade reorganizar fluxos internos, reduzir a superlotação e assegurar fornecimento de insumos.
📍 Mais de 52% dos casos atendidos na emergência poderiam ser resolvidos na Atenção Básica, o que mostra a sobrecarga no hospital.