Baianarus entrevista Samuel Teixeira, futuro Secretário de Saúde de Guaratinga

Foto: Redes Sociais/Gandhi Marques

 

Nesta sexta-feira (8), o prefeito eleito de Guaratinga, Rafael Gandhi (PT), anunciou Samuel Teixeira como próximo Secretário Municipal de Saúde, que assumirá o cargo em janeiro de 2025. A nomeação, divulgada nas redes sociais de Gandhi, representa o segundo nome oficialmente confirmado para o governo, após a escolha de Orlandy Cabral para a Secretaria de Educação.

Em entrevista exclusiva ao Portal Baianarus, Samuel Teixeira, natural de Guaratinga, compartilhou suas expectativas e planos para a área da saúde no município. “Eu sou filho de Guaratinga, nasci na zona rural e, desde muito cedo, conheci o trabalho duro junto à minha família,” comentou o futuro secretário, destacando sua jornada pessoal e profissional. Samuel trabalhou em várias regiões, incluindo temporadas em Itabela e na Europa, e em serviços de emergência como o SAMU de Eunápolis. Com uma formação em pedagogia e Gestão em Saúde Pública e da Família, ele encara o novo cargo como um desafio que “exige uma reconstrução da saúde pública municipal.”

Prioridades para uma saúde mais humanizada

Samuel destacou que a prioridade inicial será melhorar a atenção primária e humanizar o atendimento nas unidades de saúde. “Nós vamos priorizar a atenção primária e, junto a isso, procurar humanizar o serviço, fazer com que as pessoas sejam respeitadas nos PSFs, nas unidades básicas de saúde e na unidade hospitalar”, explicou. Ele também revelou a intenção de buscar um novo hospital para Guaratinga: “Na semana que vem, estaremos em Salvador em busca de novos recursos, incluindo um hospital.”

O secretário confia na capacidade técnica da equipe e no apoio político de Gandhi, bem como no suporte dos governos estadual e federal para concretizar melhorias. “O nosso prefeito está muito articulado, tanto com o governo federal quanto com o estadual, e acredito que faremos a melhor gestão da saúde na história de Guaratinga.”

Compromisso com uma saúde igualitária e apoio à população

Samuel ressaltou a importância de garantir acesso aos serviços de saúde e se comprometeu a colaborar para que menos guaratinguenses precisem buscar atendimento em cidades vizinhas. “Eu aceitei esse convite por empatia, ao ver as pessoas de Guaratinga precisando ir para Eunápolis e Porto Seguro para qualquer tipo de procedimento,” afirmou. “Nos últimos anos, com o apoio do nosso grupo político, conseguimos realizar mais de 200 cirurgias e exames de alta complexidade como tomografias e ressonâncias, mesmo sem assumir oficialmente a pasta.”

Para Samuel, o trabalho realizado até agora é apenas o começo de uma gestão comprometida com o desenvolvimento da saúde em Guaratinga. “Respeitamos a história de cada prefeito e secretário que já passaram por essa cidade. É com o aprendizado de cada um que vamos construir, ou melhor, reconstruir a Guaratinga que todos almejamos.”

Expectativa para novos anúncios na equipe

Com a escolha de Orlandy Cabral para a Educação e Samuel Teixeira para a Saúde, a expectativa agora recai sobre os próximos anúncios que completarão a equipe de secretários do novo governo. Segundo Gandhi, os esforços estão sendo feitos para garantir uma equipe de gestão eficiente e alinhada com as necessidades da população guaratinguense.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *